Yamanoue Yoshito

Yamanoue Yoshito Sensei

山之上 吉人


Foto de Yoshito Yamanoue Sensei


Relato de Filié Sensei

Filié Sensei recorda que antes mesmo da chegada de Yamanoue ao Brasil já havia expectativa em torno de um novo mestre que daria aulas no Clube A Hebraica, em São Paulo. Ele frequentava o local com dois amigos gêmeos que praticavam Karatê no tatame, enquanto apenas observava.

Cerca de um ou dois meses depois, Yoshito Yamanoue chegou, vestido com o tradicional karatê-gi branco. Curiosamente, com o tempo, passou também a usar ocasionalmente o karatê-gi preto. Sem falar português, comunicava-se por gestos e sorrisos. Carregava sempre consigo uma mochila, onde Filié se recorda de ter visto uma câmera fotográfica — algo comum entre japoneses recém-imigrados da época.

Não tardou para que se organizasse uma competição de Karatê na Hebraica, a primeira que Filié Sensei presenciou. Hoje ele sabe que havia ligação com o Mestre Shinzato, da Shōrin-Ryū, o que lhe gerou, por anos, certa confusão entre o estilo Shōrin-Ryū e o Shorinji-Ryū ensinado por Yamanoue.

Apenas cerca de dez anos depois, ao treinar por alguns meses em um dojo próximo ao Parque Ibirapuera, percebeu a diferença entre os estilos. Nessa altura já era faixa azul sob Okada Katuo — que, coincidentemente, também estivera naquela competição de 1972 na Hebraica.

O contato com Yamanoue foi breve, mas deixou forte impressão: um Karatê poderoso, rápido, versátil, com ênfase no uso das pernas e chutes.

Somente em 2007 Filié Sensei voltou a ter notícias sobre o legado de Yamanoue, através de Alex Körner e outros discípulos que mantiveram viva a tradição.


Biografia

Yamanoue Yoshito (1950–1987) nasceu em Miyazaki – Japão, filho de Tadao Yamanoue e Yuki Yamanoue. Teve pelo menos um irmão: Shigueto Yamanoue.

Imigrou para o Brasil, desembarcando no porto de Santos pelo navio ‘Brazil Maru’ em 17 de abril de 1972.

Casou-se em 1981 com Kazue Ito no Bairro da Liberdade, em São Paulo, e teve três filhos: Daniel Jun Yamanoue (nascido em 1982), Eric Yuh Yamanoue (nascido em 1983) e Raquel Aya Yamanoue (nascida em 1986).


Imagens do Legado

Professor Okada Yukio na Hebraica

Professor Okada Yukio aguardando a chegada de Yamanoue ao Brasil.

Yamanoue Yoshito com seus alunos

Yamanoue Yoshito com seus alunos em São Paulo.

Yamanoue Yoshito transmitindo técnicas

Yamanoue Yoshito transmitindo técnicas aos discípulos.

Yoshiaki Shotoko à frente e Yamanoue Yoshito no fundo

Yoshiaki Shotoko à frente — Yamanoue Yoshito, no fundo.


Karatê

Faixa preta em Shorinjiryu Renshinkan Karatê, foi aluno do Mestre Isamu Tamotsu, em Kagoshima, Japão.

Em São Paulo, deu aulas em vários locais, como:

  • Academia ‘Renshinkan’ – SEDE (Rua Afonso Brás, Vila Nova Conceição)
  • ABHSP – Associação Brasileira ‘A Hebraica’ (Rua Hungria, Pinheiros)
  • Academia Minakawa (Rua Iguatemi, Itaim Bibi)
  • Academia de Polícia Militar do Barro Branco (Água Fria)

Após seu falecimento, os Sempai (Yoshiaki Shotoko, William Pizarro, Ronaldo e Ricardo) se reuniram e decidiram continuar os treinos, que aconteceram até por volta de 2000. Todo o dinheiro arrecadado nas mensalidades era investido na própria academia.

Em 2005, o Sensei Alex Körner e o Mestre Yoshiaki Shotoko foram até Kagoshima, no Japão, e reataram o contato com a escola japonesa do estilo Shorinji-Ryu Renshinkan.


Colaboraram com informações para esta página: V. Novelli, Yoshiaki Shotoko.

Views: 57

Rolar para cima